Ederson Ezequiel Scheffer, um adolescente de 17 anos, morador de Morro Grande, foi destaque de uma reportagem exibida no programa Fantástico neste domingo, dia 6. O jovem sobreviveu a um grave acidente doméstico ao disparar acidentalmente uma pistola de pregos contra o próprio peito, em um incidente que quase resultou em sua morte.
O acidente aconteceu no dia 20 de junho e o disparo atravessou o osso esterno e atingiu o ventrículo direito de seu coração. A cirurgia de emergência, realizada com o coração ainda em atividade, foi considerada um verdadeiro milagre pela equipe médica do Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, onde Ederson foi operado.
Segundo o cirurgião cardiovascular, Dr. Américo Kitawara, o caso do jovem foi realmente uma graça de Deus e da competência de toda equipe multidisciplinar.
“Pura graça de Deus que a abordagem da nossa equipe foi rápida, pois o prego estava lacerando o ventrículo direito, quase tendo comunicação com a câmara, se isso ocorresse não haveria mais o que ser feito, pois o sangramento contido foi da musculatura do coração. Se a câmara direita fosse aberta era sangramento de litros e poucos segundos não haveria tempo de nenhuma intervenção”, revelou.
Conforme o enfermeiro perfusionista Ederson Nunes Jacinto, que atuou junto à equipe médica, o prego retirado tinha aproximadamente 4 centímetros.
“O prego ficou lesionando parte da estrutura do coração. Desde o saco pericárdio, que protege o coração até mesmo o próprio músculo do ventrículo direito que estava sendo lesionado, e se o prego fosse um pouquinho maior ele teria rasgado o músculo todo e causado um acidente fatal. Foi um milagre”, confirmou o enfermeiro.
Confira a reportagem exibida pelo Fantástico: