Anvisa suspende venda de lotes de azeite, molho e polpa de fruta. Veja lista!

Os produtos apresentaram resultados insatisfatórios na análise em laboratório, segundo a agência

  • Ir para GoogleNews
08/07/2025 17h08 - Atualizado há 15 horas
2 Min

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de lotes de diversos produtos alimentícios, como champignon, molho e polpa de fruta, conforme determinação publicada na última segunda-feira (7/7), no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a agência de vigilância sanitária, os produtos apresentaram resultados insatisfatórios na análise em laboratório. Foi identificado presença de matéria estranha na composição, que não faz parte da formulação do produto e também existência de enxofre.

Além disso, a venda de todos os produtos de uma marca de azeite, a Vale dos Vinhedos, foi proibida. Neste caso, ele foi considerado de origem desconhecida e também não conseguiu aprovação em alguns testes realizados pela Anvisa.

Veja a lista completa os produtos condenados pela Anvisa:

Polpa de fruta de morango (marca De Marchi)

O lote 09437-181, com data de validade até novembro de 2026, apresentou resultado insatisfatóriono ensaio de pesquisa para a análise de matérias estranhas e por isso a agência determinou o recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso.

Champignon inteiro em conserva (marca Imperador)

O lote 241023CHI, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre, possui data de validade até outubro de 2026. Mas foi recolhido e suspenso da comercialização, distribuição e uso, após o teste descobrir que o produto tinha dióxido de enxofre em quantidade acima do limite permitido.

Molho de alho (marca Qualitá)

O lote 29, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos, também apresentou resultado insatisfatório na determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre. Ele seria comercializado com data de validade até janeiro do próximo ano, mas será recolhido conforme determinação na agencia de saúde.

Azeite extravirgem de marca proibida (Vale dos Vinhedos)

Segundo a Anvisa o produto tem origem desconhecida e nenhum lote do azeite pode ser vendido no país. De acordo com os laudos, existe um desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente nos ensaios de rotulagem e físico-químico. Por isso, foi determinada a apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso.

 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »