O Orkut deve voltar para o Brasil em breve. Desde 2022, o site foi reativado e traz uma mensagem que promete o tão esperado retorno da rede social. “Estou construindo algo novo. Até breve!”, garante o criador do site, Orkut Büyükkökten.
A proposta agora é de uma versão atualizada e segura. Apesar das novidades, a intenção de Büyükkökten é de manter a essência da rede social. “Trabalhamos duro para fazer do orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhassem seus interesses, não apenas pessoas que curtissem e comentassem suas fotos”, diz o comunicado.
Embora o projeto ainda não tenha data oficial para estreia, a equipe já trabalha com especialistas em São Paulo e no Vale do Silício para preparar um produto robusto e confiável. O anúncio ainda diz que as “ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los”.
Assim que a plataforma estiver novamente no ar, basta o usuário lembrar do e-mail cadastrado na rede social e recuperar a senha por ele. Ao fazer o login, o usuário poderá ver todas as suas imagens através do Google Fotos. Isso será possível, pois a big tech, antiga dona do Orkut, ainda teria acesso ao banco de dados da rede social.
História do Orkut
O site oficial do Orkut foi desativado em 2014 e reativado em 2022. O anúncio da volta da página aconteceu dois dias depois que Elon Musk fechou um acordo para comprar o antigo Twitter por US$ 44 bilhões. A compra dividiu a opinião dos internautas e muito deles passaram a pedir a volta do Orkut.
A rede social ficou conhecida principalmente pelas comunidades com nomes divertidos. Uma das mais famosas, por exemplo, era “Eu Odeio Acordar Cedo” com 6.106.958 membros e “Eu amo minha MÃE!”, com 4.571.629 integrantes.