Governo de Criciúma quer ouvir você: participe da audiência popular e informe as prioridades do seu bairro

Formulário faz parte do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e está disponível no site até 21 de julho

  • Ir para GoogleNews
14/07/2025 15h12 - Atualizado há 15 horas
2 Min

A população de Criciúma pode ajudar a definir as prioridades do município para os próximos quatro anos. Por meio de um questionário online, moradores de todos os bairros da cidade têm a oportunidade de indicar quais áreas precisam de mais atenção e onde os investimentos devem ser concentrados. O formulário faz parte do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e está disponível até o dia 21 de julho no site criciuma.sc.gov.br. Assim que o cidadão acessa a página, um pop-up direciona automaticamente para o questionário.

“A participação popular garante que os investimentos e os projetos estejam alinhados com a realidade de cada bairro e com o que a população realmente precisa. Esse é o momento de opinar e fazer parte das decisões que impactam diretamente o dia a dia dos criciumenses”, afirma o prefeito Vagner Espindola.

Além de contribuir com o Plano Plurianual, o questionário também orienta a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. A ferramenta online complementa os encontros presenciais realizados nos gabinetes itinerantes, onde lideranças comunitárias foram ouvidas pela Administração Municipal.

“O PPA direciona as ações do Governo de Criciúma para os próximos quatro anos. Portanto, a escuta ativa da opinião popular, em respeito ao cumprimento do artigo 48, parágrafo 1º, inciso I, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), faz-se muito importante neste processo para que todas as ações vistas como necessárias pela população, principal interessada, estejam contempladas neste plano”, destaca a secretária municipal da Fazenda, Marluci Freitas Bitencourt Vitali.

As contribuições serão analisadas pela equipe técnica da Prefeitura e integradas ao Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores até o dia 31 de julho. O PPA orienta a aplicação dos recursos públicos em diversas áreas, incluindo saúde e educação, que, por Lei, devem receber percentuais mínimos do orçamento: 15% e 25%, respectivamente.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »