A partir da noite de quinta-feira, dia 17, uma nova massa de ar frio e seco começará a afetar Santa Catarina, resultando em uma queda nas temperaturas. Segundo a Epagri/Ciram, os termômetros poderão registrar mínimas abaixo de zero, aumentando a chance de geadas amplas na sexta-feira, dia 18, e no sábado, dia 19.
As temperaturas mínimas devem variar entre 0°C e 8°C em boa parte das regiões do estado. Nas áreas altas da Serra catarinense, as mínimas podem chegar a -3°C na sexta e até -4°C no sábado. Em ambos os dias, as condições para geadas são amplas, mas as temperaturas irão subir ao longo do dia, alcançando máximas entre 14°C e 23°C.
Conforme informações da Defesa Civil, mesmo com essas temperaturas mais baixas em relação aos dias anteriores, não se espera um frio tão intenso quanto o registrado durante a última onda de frio polar que atingiu Santa Catarina no início de julho.
A mudança no tempo que se inicia na quinta-feira (17), traz chance de chuva para a região Sul do estado, Grande Florianópolis e áreas centrais ao longo do dia. Em algumas localidades, a chuva pode ocorrer de forma pontualmente intensa, especialmente entre o Oeste e o Sul.