Mais uma etapa do programa Criciúma +25 será realizada pelo Governo de Criciúma. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento abordará o terceiro eixo do programa “De Frente para o Futuro, Criciúma +25”, desta vez com foco na saúde. O encontro acontece nesta sexta-feira (18), das 8 às 17 horas, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), e reunirá cerca de 80 representantes de instituições de ensino, organizações sociais, setor produtivo e do poder público.
Focado na criação de diretrizes para os próximos anos, o Criciúma +25 é um projeto de longo prazo para o município, pautado no fortalecimento das principais áreas que impulsionam o desenvolvimento da cidade. A iniciativa conta com a participação dos setores público, acadêmico e produtivo, com base em critérios alinhados a sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressalta que a saúde, terceiro eixo do programa, é o alicerce para a construção de um futuro sustentável e para proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos.
“Assim como os demais eixos, a saúde tem desafios específicos que precisam ser analisados para estruturarmos ações estratégicas que impactem e melhorem a vida da população. Nosso trabalho é construir o caminho para atingir a excelência por meio de melhorias contínuas que vão ecoar pelos próximos 25 anos. As ações de hoje não beneficiam apenas essa geração, mas as próximas também”, analisa.
A programação do encontro será dividida em três momentos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, iniciará a agenda com uma apresentação sobre “Macrotendências e as Transformações Esperadas para a Saúde”. Na sequência, a palestra “Saúde em Ciclos: Cuidar da Vida do Nascimento à Longevidade” será ministrada em duas partes pelas professoras e pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Lisiane Tuon Generoso e Cristiane Damiani Tomasi.
“O aumento da expectativa de vida é um dos fenômenos observados na sociedade e norteará as discussões durante o encontro. Esse tema também envolve desafios relacionados a alguns fatores desde o nascimento, como a infraestrutura, até questões ligadas à longevidade, como o envelhecimento populacional e quais os caminhos que o município deverá trilhar”, pontua o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas.
De acordo com o secretário Thiago Fabris, Criciúma deve registrar um crescimento populacional estimado em cerca de 49% até 2050. “Estaremos reunidos com representantes de diversas instituições do município para discutir os desafios e as perspectivas da área da saúde. Essa será uma oportunidade fundamental para aprofundarmos o entendimento sobre as demandas futuras do setor, especialmente diante do crescimento populacional que já projetamos para os próximos anos”, destaca o responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico.
Futuro em construção
A iniciativa “De Frente para o Futuro, Criciúma +25” promove encontros entre o poder público, setor produtivo, universidades e organizações sociais para definir estratégias que impulsionem o desenvolvimento do município. O programa é dividido em seis eixos estratégicos, compostos por: Saúde; Desenvolvimento Econômico e Inovação; Educação; Planejamento Urbano; Assistência Social; e Turismo, Esporte e Cultura.