Entre esta segunda (28) e a terça-feira (29) , a atuação de um ciclone em alto mar, próximo à costa de Santa Catarina, provoca intensas rajadas de vento do quadrante sul na faixa leste do estado.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Nestas áreas o vento sopra com velocidade média em torno de 40 km/h e rajadas de 60 a 70km/h.
Vale ressaltar que entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis são esperadas rajadas ainda mais intensas, superiores a 80km/h, em alguns momentos.
Alerta marítimo
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis a altura das ondas pode ficar entre 4 e 5 metros, próximo à costa, e acima de 6 metros em alto mar.
O mar fica bastante agitado em todo o litoral, com risco alto a muito alto para ocorrências associadas a atividades de pesca e navegação, esportes náuticos e erosão costeira.
Recomendações para a população
Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a calçada/ciclovia.
Frio
Uma intensa massa de ar frio avança para o estado catarinense no decorrer desta segunda.
Essa massa de ar, além de baixar bruscamente as temperaturas, vai estabilizar o tempo, sobretudo a partir da terça e se estendendo pelo restante da semana.
O declínio de temperatura será mais intenso entre a noite de segunda (28) e o amanhecer de terça-feira (29), onde a temperatura deve apresentar queda de aproximadamente 10 graus.
Em Criciúma, a mínima fica entre seis e sete graus, com máximas que não passam de 20.
As temperaturas mínimas na terça-feira (29) podem alcançar valores negativos nas regiões mais altas do Planalto Sul.
O frio persiste até pelo menos a quinta-feira (31), sobretudo entre as noites e os amanheceres.