Conheça Hilda: A vaca que não solta pum e pode ajudar a salvar o planeta

  • Ir para GoogleNews
03/01/2025 16h56 - Atualizado em 03/01/2025 às 16h56
2 Min

Conheça Hilda: A vaca que não solta pum e pode ajudar a salvar o planeta
A vaca que não solta pum foi criada em laboratório por cientistas no Reino Unido. – Foto: Divulgação/SRU
 

Cientistas britânicos estão trabalhando em um projeto inovador que visa reduzir o impacto ambiental causado pela pecuária: criar vacas que não soltam pum.

A primeira vaca dessa nova geração é Hilda, uma bezerra de 16 meses e a primeira a nascer por fertilização in vitro no rebanho do projeto Cool Cows.

O objetivo principal do projeto é reduzir a produção de gás metano, liberado pelos puns das vacas, que contribui para o aumento do efeito estufa e o aquecimento global.

O sucesso do nascimento de Hilda representa um avanço significativo para a ciência e foi comemorado pelos pesquisadores.

 

“O nascimento de Hilda é um marco importante para a indústria de laticínios do Reino Unido”, celebra o professor Richard Dewhurst, do Scotland’s Rural College (SRUC), um dos parceiros do projeto.



Uma solução ecológica para o futuro da agricultura

A criação de vacas sem produção de metano é um passo importante para a sustentabilidade. A utilização de fertilização in vitro, que envolveu a manipulação dos óvulos da mãe de Hilda, permitiu avanços no processo de mudança genética do rebanho.

 

"A melhoria genética do gado será crucial para controlar as emissões de metano no futuro e minimizar o impacto ambiental", explica Rob Simmons, do Paragon Veterinary Group, também envolvido no projeto.



Para os especialistas, o nascimento de Hilda representa um marco promissor para a agricultura sustentável, com potenciais benefícios ambientais para o futuro da pecuária global.

 


*Fonte: ND+


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »