Um dos cartões-postais de Laguna, o Farol de Santa Marta está aberto para visitação neste mês de fevereiro. As visitas internas e externas podem ser feitas nesta quinta-feira (20) e no domingo (23). O tour é gratuito e sem necessidade de agendamento prévio.
Segundo informação divulgada pela Marinha, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, os visitantes podem acessar a estrutura por ordem de chegada e com a entrega de um quilo de alimento. Nos dias abertos para visitas, o radiofarol — transmissor de sinais de rádio destinado a orientar a navegação — funciona das 9 às 11h e das 14 às 17h.
Conforme o comunicado, o objetivo é que as pessoas conheçam um ponto turístico do município e, ao mesmo tempo, contribuir com uma causa solidária. Isso porque, todos os alimentos arrecadados serão encaminhados para uma instituição beneficente e sem fins lucrativos da cidade.
Saiba mais sobre o Farol de Santa Marta
O ponto turístico foi construído em 1891 por franceses. O local auxilia a navegação de embarcações, que por meio de equipamentos, podem avistá-lo a até 91 quilômetros de distância. Em sua construção foram utilizados materiais como barro, areia, pedras e óleo de baleia.
A torre tem 29 metros e fica a uma altitude de 74 metros. Ela possui uma câmera de luz, formada por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura, com uma lâmpada de 1000 watts.
O farol tem um alcance geográfico, visível durante o dia com tempo limpo, de 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros. Seu alcance luminoso, à noite com tempo limpo, é de 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros.
Além do Farol e a Capela localizada ao lado, próximo a Prainha existem sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas depositavam resíduos. As principais praias do Farol são: Praia do Cardoso, Praia da Cigana, Praia do Farol — ou Prainha —, Praia da Teresa, Praia da Galheta, Praia do Ipuã e Praia do Gravatá.
Com informações da NSC Total