A morte do jovem morador do bairro Próspera, em Criciúma, Eduardo Piazzoli Pagani, de 34 anos, causou comoção na cidade e região e ascende mais um alerta.
Eduardo, ou Dudu, como era carinhosamente conhecido, não resistiu após uma grave pneumonia.
Apesar de a pneumonia não se desenvolver apenas como complicação de uma gripe ou resfriado mal tratado, embora a imunidade enfraquecida possa aumentar o risco, a condição reforça sobre os cuidados relacionados a problemas respiratórios, o que vem lotando os hospitais no estado e indicando a importância da vacinação.
A despedida a Eduardo ocorreu nesta manhã, no cemitério municipal Bom Pastor, em Içara.
“Descanse em paz, meu amor. Que Deus te receba de braços abertos em sua infinita bondade. Será amado e lembrado eternamente. Te amaremos para sempre”, escreveu uma prima nas redes sociais.
Prevenção
“O inverno ainda não chegou, mas o número de pessoas com doenças respiratórias está aumentando e a principal forma de prevenção é a vacinação, principalmente dos grupos prioritários que são os que mais sofrem com as formas graves da doença como os idosos e as crianças. Por isso, é importante manter o calendário vacinal atualizado”, alerta o diretor da Dive, João Fuck.
Atenção para os sintomas:
A febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações musculares ou de cabeça.
É fundamental ao apresentar esses sinais/sintomas procurar o serviço de saúde mais próximo da residência para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos etc.), pois estes têm maior probabilidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus respiratórios.
Medidas de prevenção:
* Vacinação anual
* Lavar as mãos com frequência;
* Usar máscara em casos de pessoas sintomáticas;
* Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
* Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
* Evitar tocar mucosa de olhos, nariz e boca;
* Manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos limpos com álcool;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres;