Escola municipal de Criciúma transforma estrutura inutilizada em brinquedoteca

  • Ir para GoogleNews
14/06/2025 12h50 - Atualizado há 1 mês
4 Min

Escola municipal de Criciúma transforma estrutura inutilizada em brinquedoteca
Foto: Shaiane Corrêa/DECOM

 


O que antes era um dormitório provisório utilizado durante as obras da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marechal Rondon, hoje é um espaço repleto de vida, que estimula a criatividade e convivência dos alunos.

O projeto de adaptação da brinquedoteca foi idealizado pela diretora Angela da Rosa Felisberto Bitencourt, como parte do Plano de Gestão, e executado pela unidade de ensino em conjunto com a comunidade escolar

A estrutura foi repaginada e transformada em um espaço divertido e estimulante para as crianças. A reforma durou dois anos, e a diretora conta que compreende a necessidade das crianças possuírem um lugar próprio para brincar, interagir entre si e vivenciar experiências significativas que não sejam dentro da sala de aula ou no pátio da escola.

“O espaço era um dormitório dos trabalhadores da empresa que trabalhavam na construção da escola e logo quando vi aquele espaço, apesar de muito precário, pensei na possibilidade de transformá-lo em brinquedoteca. Um local onde as crianças pudessem brincar e vivenciar momentos criativos e com interatividade. Iniciei o processo para conseguir a doação e, logo após, começamos o processo para a construção da brinquedoteca, que contou com a participação de toda a comunidade escolar – pais e professores – que abraçaram o projeto e depois de um pouco mais de dois anos, inauguramos o espaço”, resume a diretora Angela Bitencourt.

As turmas utilizam a brinquedoteca uma vez por semana para que todas as oito turmas, da educação infantil ao 2º ano, possam utilizá-la como um recurso pedagógico, uma vez que a brincadeira exerce papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Com a iniciativa, Criciúma reafirma seu compromisso com a valorização da infância e com uma educação pública que acolhe, inspira e transforma.

Primeira brinquedoteca da rede municipal

Com 33m², o novo espaço educativo foi pensado para acolher os alunos de forma lúdica, criativa e interativa. “São vários os benefícios pedagógicos que a brinquedoteca trará para o dia a dia crianças que frequentam a nossa unidade escolar, como desenvolvimento da criatividade, exploração de materiais e papéis sociais, valorização do brincar, assim como no desenvolvimento global, social, intelectual e emocional das nossas crianças que exploram e aprimoram habilidades sócioemocionais e motoras. Desta forma, o espaço promove o desenvolvimento do raciocínio, além de ser um ambiente onde as crianças podem expressar seus sentimentos”, destaca a diretora.

Angela ainda ressalta que o projeto se tornou realidade por meio da união de esforços da unidade de ensino, da comunidade escolar e dos professores da escola. Agora, os alunos podem usufruir de uma minicozinha com mesa posta, de um espaço de construção, espaço PET, penteadeira, cabana, painéis sensoriais, berço de bonecas, brinquedos não estruturados como tocos e blocos de madeira para que as crianças fluam a criatividade e um espaço para contação de histórias.

Espaço para contação de histórias

A contação de histórias é uma prática constante na rotina dos estudantes da EMEB Marechal Rondon, realizada em diferentes espaços da unidade escolar, inclusive no pátio da escola, ao ar livre, para proporcionar vivências diversificadas. Com a brinquedoteca, as crianças poderão usufruir de mais um ambiente para que esses momentos ocorram. O novo espaço pedagógico garante que o momento da contação seja especial, fortalecendo a imaginação, o vínculo com a leitura e o aprendizado de forma criativa.


 
*Colaboração: Mariana Machado/Prefeitura de Criciúma 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »