Um vídeo que já circula nas redes sociais mostra o momento da tentativa de pouso do balão em Praia Grande durante a tragédia que resultou na morte de oito pessoas na manhã de 21 de junho.
As imagens foram analisadas pelo perito forense, Roberto Meza Niella.
Trata-se de uma análise particular, não vinculada de forma oficial na investigação, pois a perícia oficial é de responsabilidade da Polícia Científica, órgão do Estado.
Segundo o perito forense, com base na análise minuciosa de determinados quadros do vídeo, é possível identificar elementos que carecem de esclarecimento, bem como de desmistificação ou refutação.
“Primeiramente, observa-se a presença do piloto na borda do cesto, aparentemente executando manobras operacionais sobre o balão, o que corrobora sua versão dos fatos, bem como os relatos de alguns sobreviventes. Em segundo lugar, constata-se que o TAPE encontrava-se aberto — aspecto relevante, pois indica que o piloto adotou os procedimentos de segurança adequados, realizando um pouso forçado e tentando conter o incêndio que já havia alcançado a área do compartimento de pilotagem no cesto”, analisou.
Por fim, ele aponta a presença da densa emissão de fumaça, visível nas imagens, o que, segundo ele, reforça o relato prestado pelo piloto, conforme o qual, após não ter obtido êxito na extinção das chamas — em razão da falha do extintor de incêndio —, o fogo se alastrou rapidamente.
“Tais observações são baseadas em evidências objetivas, não se tratando, portanto, de meras suposições ou boatos”, ressaltou o perito.
O inquérito policial ainda está em andamento com as perícias oficiais da Polícia Científica.
Assista ao vídeo da análise do perito: