09/07/2025 14h05 - Atualizado há 13 horas
3 Min
Foto: Luis Carvalho
Uma nova conquista para os idosos de Criciúma foi anunciada nesta terça-feira (8). O Parque das Nações receberá uma piscina de hidroginástica voltada exclusivamente ao atendimento da população idosa. O anúncio foi feito no próprio Centro de Convivência da Terceira Idade pelo vereador Daniel Cipriano (PSDB), idealizador da proposta, ao lado do prefeito Vagner Espindola, o Vaguinho.
A iniciativa é resultado de uma articulação do parlamentar com o Executivo municipal e com a deputada federal Geovania de Sá, responsável por destinar a emenda parlamentar que viabilizou o projeto. O espaço será construído ao lado do Centro de Convivência da Terceira Idade, que já funciona no local, e deve começar a atender ainda este ano.
“Essa piscina será instalada anexa ao centro já existente no Parque das Nações e, inicialmente, será voltada exclusivamente para o atendimento de pessoas idosas que necessitam de tratamentos aquáticos, especialmente atividades como a hidroginástica”, destacou o vereador.
Segundo Daniel Cipriano, a proposta nasceu a partir da escuta da comunidade. Hoje, muitos idosos buscam esse tipo de atividade, mas enfrentam dificuldades para conseguir uma vaga. “A única opção existente está em uma universidade, onde o número de vagas é limitado. Isso prejudica a saúde de muitos idosos que, mesmo estando na fila de espera, não conseguem ser atendidos”, explicou.
O projeto estrutural da nova piscina já está pronto e segue o padrão arquitetônico do Centro de Convivência, com estrutura em vidro e concreto aparente. A proposta é que o ambiente seja acolhedor, funcional e adaptado às necessidades da terceira idade. O atendimento será prioritariamente direcionado aos idosos vinculados ao Serviço do Idoso do município.
Além de promover o bem-estar e a convivência, a piscina terá um importante papel na saúde preventiva. “A hidroginástica é uma atividade comprovadamente benéfica. Contribui para a melhora da circulação, da mobilidade e da autonomia dos idosos, sempre com acompanhamento de profissionais capacitados e uso de equipamentos adequados”, reforçou o vereador.
O espaço, no entanto, não terá caráter exclusivamente terapêutico. Assim como nas demais oficinas oferecidas no Centro de Convivência, não será necessário encaminhamento médico para participar das atividades. Idosos com 60 anos ou mais poderão se matricular diretamente no local, escolhendo o dia e o horário de preferência.