A Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC Criciúma) finalizou a investigação criminal e prendeu dois criminosos, de 24 e 22 anos, por roubo com o uso de arma de fogo, de veículo, ocorrido no bairro Jardim Maristela, em Criciúma, no ano passado.
Mediante ameaça, a vítima foi coagida a entregar sua caminhonete e outros pertences. Após o roubo, os autores seguiram em fuga.
No dia seguinte ao assalto, na noite do dia 15 de agosto, a caminhonete roubada foi interceptada por policiais militares em rondas, havendo fuga e confronto dos criminosos.
Durante a perseguição, os assaltantes causaram acidente em pleno centro da cidade, sendo capturados e autuados em flagrante, à época, por homicídio tentado contra os policiais. Foram apreendidas as armas e recuperado o veículo.
“A apuração do roubo seguiu em separado e confirmou suas participações naquele fato criminoso. A Polícia Civil apresentou representação pelas prisões da dupla, deferidas e cumpridas. Com base na apuração, além do roubo, os dois envolvidos restaram indiciados por integrarem organização criminosa. A dupla segue recolhida no sistema penitenciário”, informou o delegado Yuri Miqueluzzi.
Exibição
Com o veículo roubado, os assaltantes ainda gravaram um vídeo exibindo armas.
Relembre a ocorrência
No final daquela noite de 15 de agosto, por volta de 23h30min, a mobilização policial teve início quando a corporação foi informada de que uma camionete Ranger, com registro de roubo, estaria se deslocando pela SC-108, em Cocal do Sul, sentido Criciúma, com dois ocupantes.
O veículo foi interceptado nas proximidades da Sociedade Recreativa Mampituba (somente referência), sendo acompanhado por viaturas, desobedecendo ordens de parada, mantendo a fuga, realizando manobras perigosas, subindo em meio-fios, transitando por calçadas e passeios e atropelando até um ciclista.
“Cabe ressaltar que o acompanhamento teve início na Rodovia Maximiliano Gaidzinski (108), tomando sentido centro de Criciúma, passando pela região central, Praça Nereu Ramos (calçadão), Rua João Pessoa, Av. Aristides, Lote 6, Mina Brasil. Que durante a fuga foram efetuados pelos criminosos alguns disparos de arma de fogo contra as guarnições. Apesar da intervenção, todo esforço e aparato policial não foram suficientes para encerrar a fuga desvairada dos criminosos, que continuaram se evadindo sentido Hospital São José, momento em que dispensaram objetos pela janela, continuando em direção ao Angeloninho”, relatou a PM.
Transitando na contramão pela Rua Coronel Pedro Benedet, o condutor perdeu o controle e colidiu em um HB20, estacionado em frente à Drogaria Catarinense, batendo posteriormente, ainda, em uma placa de sinalização, parando a Ranger em seguida e finalmente sendo os ocupantes abordados.
Durante a troca de tiros com os policiais militares, um dos autores sofreu ferimento por arma de fogo, sendo socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital São José.
Uma mochila dispensada durante a fuga foi localizada posteriormente.
No interior foi localizada uma arma de fogo (.38 com duas munições deflagradas e quatro intactas), além de um simulacro de pistola Taurus 24/7 e um celular Motorola.
“Cabe ressaltar que os autores abordados estavam de balaclavas e luvas, e no veículo ainda havia um galão de cinco litros contendo gasolina”, acrescentou a corporação
À época, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, tenente-coronel Mário Luiz Silva, também falou sobre a ocorrência: