Cem casais de Criciúma vão oficializar a união no Casamento Centenário, nesta sexta-feira (1°). A cerimônia civil gratuita acontecerá no Centro de Eventos Flor de Lis, às 19h30, subsidiada por meio de parcerias entre a Administração Municipal e o setor privado por meio de edital.
A iniciativa é voltada a cônjuges em situação de vulnerabilidade social ou baixa renda e integra o calendário oficial de eventos em alusão aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 4 de novembro.
“É uma alegria poder celebrar o Casamento Centenário, especialmente quando Criciúma completa 100 anos de emancipação. A cerimônia será carregada de significado, unindo histórias de amor no mesmo momento em que celebramos a história da cidade.Esse fato torna tudo ainda mais especial. É um símbolo de afeto, de pertencimento e de dignidade”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Além de assegurar o registro civil do matrimônio de forma gratuita, será realizada uma celebração simbólica com a presença de convidados dos noivos e apoio institucional. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, o Casamento Centenário foi cuidadosamente planejado para valorizar o amor, a união e a cidadania. O objetivo é proporcionar aos casais uma experiência matrimonial completa.
“Muitos sonham em oficializar a união, mas não têm recursos para isso. Com o apoio da iniciativa privada, será possível oferecer uma celebração carregada de valor emocional e que ficará marcada na vida dos noivos”, destaca Dudi.
A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) é a organizadora da cerimônia. O custeio da infraestrutura, decoração, iluminação e sonorização, alimentação, vestimentas, estética, principalmente das noivas, e registros fotográficos de cada momento foi garantido por meio de edital de patrocínio, lançado pela Administração Municipal.
Segundo a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, embora o Casamento Centenário seja um evento coletivo, cada casal terá a oportunidade de vivenciar um momento único e especial.
“O Casamento Centenário ficará marcado na história de Criciúma como um momento de celebração do amor e instrumento de transformação social. Cada detalhe foi pensado para que os casais se sintam protagonistas e vivam esse dia com emoção e dignidade”, afirma a presidente.
Critérios de participação
As inscrições foram realizadas de 2 a 23 de junho deste ano, exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, conforme a região de residência do casal.
Após a inscrição, eles passaram pela etapa de habilitação junto ao Cartório de Registro Civil de Criciúma, segundo os critérios legais vigentes. A seleção seguiu a ordem de inscrição, limitada aos 100 primeiros casais que atenderam a todos os requisitos estabelecidos.