No programa Manhã News desta quarta-feira (4), transmitido pela Jovem Pan News 101,5 FM e apresentado por Clésio Salvaro, o advogado especialista em direito de família Dr. Edmilson Benedetti esclareceu como funciona o planejamento sucessório, como proteger o patrimônio da família e as vantagens da holding familiar.
É possível doar os bens e continuar com o controle?
Qual a diferença entre doar o imóvel direto para os filhos e por meio da holding?
Quais são as vantagens da holding?
Quem precisa pagar ITBI na transferência?
E se houver separação dos filhos após a doação?
Dúvidas dos ouvintes respondidas
“Se doar direto aos filhos, posso ser expulso de casa?”
Sim, é possível perder o controle sobre o bem. Por isso, a holding é recomendada: o bem permanece sob administração dos pais até o fim da vida.“Tenho poucos bens. Vale a pena criar uma holding?”
Sim. Mesmo com apenas um imóvel, a holding pode trazer vantagens como economia de tributos e proteção patrimonial.“É necessário contador?”
Sim, mas geralmente o custo é anual, já que a empresa não terá movimentações mensais. A constituição da holding deve ser feita com advogado e registrada com apoio de contador."Filhos podem ser obrigados a cuidar dos pais?”
Sim. Existe uma obrigação legal de assistência, prevista no Estatuto do Idoso, inclusive podendo gerar processo em caso de abandono.“Posso deixar meus bens para alguém que não é da família?”
Sim, até 50% do patrimônio pode ser destinado a qualquer pessoa por testamento. Os outros 50% devem ser divididos entre os herdeiros legais.“Posso revogar um testamento feito quando estava doente?”
Sim. O testamento pode ser alterado ou revogado a qualquer momento, desde que a pessoa esteja em plena capacidade civil.
O Manhã News vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h, na Jovem Pan News 101,5 FM, com transmissão simultânea nas redes sociais.
Nesta quinta-feira (5), o programa recebe a Dra Nadir Zapellini, falando sobre direito do consumidor.
Quer enviar sua pergunta para os próximos programas?
Envie sua dúvida pelo WhatsApp clicando aqui