No programa desta quarta-feira (21), transmitido pela Jovem Pan News 101,5 FM e apresentado por Clésio Salvaro, o Manhã News abordou temas delicados do direito de família, com destaque para a divisão de bens em uniões estáveis, riscos de negócios informais entre familiares, perda de direitos por falta de registro e a importância de formalizações legais em relacionamentos e transações.
Vendeu, mas não transferiu? Os riscos são sérios
Comprei e não transferi: posso perder o bem?
Registro de imóvel: só é dono quem registra
União estável: divisão de bens e segurança jurídica
Divórcio amigável pode ser feito em cartório
Testamento não substitui o inventário
Dúvidas dos ouvintes respondidas
Vivo em união estável há sete anos, mas a casa foi construída só pelo meu companheiro. Tenho direito?
Sim. Mesmo sem contribuição financeira direta, a convivência e o apoio na vida doméstica também geram direito à partilha.Comprei uma moto, perdi o recibo e o vendedor sumiu. O que posso fazer?
Buscar certidão no cartório onde a firma foi reconhecida pode ajudar. Caso contrário, é possível tentar uso capião móvel ou ação judicial com testemunhas e provas.Meu ex-marido e eu queremos nos divorciar amigavelmente. Podemos fazer tudo no cartório?
Sim, desde que não tenham filhos menores. Em alguns casos, mesmo com filhos, pode ser possível, com aval do Ministério Público.Minha mãe faleceu e deixou testamento. Mesmo assim, precisa de inventário?
Sim. O testamento deve ser levado ao inventário, pois não substitui o processo legal de transferência dos bens.Fui casada 30 anos, entrei com pedido de divórcio antes da pandemia, mas parou tudo. O que fazer?
Ir ao fórum, buscar informações sobre o andamento do processo e solicitar a nomeação de um advogado dativo ou procurar a Defensoria Pública.
O Manhã News vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h, na Jovem Pan News 101,5 FM, com transmissão ao vivo também no YouTube, Instagram e Facebook.
Amanhã (quinta-feira, 22), o tema será direito do consumidor, com a participação da advogada Dra. Nadir Zapellini.
Quer participar com sua dúvida nos próximos programas?
Envie sua pergunta pelo WhatsApp clicando aqui